Informar e conscientizar

Primeiro, veja esse vídeo:

“Lugar de ciclovia é na praia, não é aqui não!”. Quando eu ouvi a motorista dizendo essa frase, fiquei sem ação. Demorou, sei lá, 3 segundos, pra que caísse a ficha de que ela realmente acha que bicicleta é pra usar no domingo de sol, na ciclovia da orla, admirando a cor azul do mar.

Enquanto a gente cobra frequentemente aos órgãos públicos por mais espaço no trânsito para que todos possam se locomover com mais facilidade, temos pensamentos e visões de pessoas egoístas, que só pensam no próprio bem-estar, como essa mulher que, talvez num momento de fúria, soltou uma frase idiota e infeliz.

Eu não tenho bicicleta, não ando de bicicleta, nem sei se ainda sei pedalar… Mas aplaudo de pé iniciativas como a construção de uma ciclovia e uma ciclofaixa, que separam os espaços, garantem segurança e salvam vidas.

As ciclofaixa são coisa nova. Não é comum encontrá-las pela cidade – acho que essa é a primeira, em Maceió. Normal – e até compreensível – que, num primeiro momento, o motorista confunda as regras, não entenda muito bem o espírito daquela faixa reservada, pintada com uma tinta vermelha, no canto da pista. Trabalhos educativos da SMTT (mesmo que escassos), aliados à força de pulverização de conhecimento através da imprensa ajuda para que, num futuro próximo, as pessoas saibam utilizar esse equipamento público de forma adequada. E quem sabe até mudar a mentalidade antiga de motoristas, que acham que a bicicleta é um transporte exclusivamente de lazer e que “lugar de ciclovia é na praia”.

 

PS.: Como você pôde perceber, minha voz está meio rouca. Hoje ela amanheceu pior ainda. Estou cuidando dela. Outro dia, eu faço um post sobre a importância da voz no nosso trabalho.
Anúncios

About Arthur Gama

Alagoano. Jornalista com diploma e com paixão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: